9 de junho de 2020

Oportunidade #3

O que é o programa?

“O Instituto Serrapilheira”, é a primeira instituição privada, sem fins lucrativos, de fomento à ciência no Brasil, foi criado para valorizar o conhecimento científico e aumentar sua visibilidade. No intuito de fomentar uma cultura de ciência no país, ele atua em duas frentes: Ciência e Divulgação Científica. Assim, o Instituto Serrapilheira lançou no dia 2 de junho a chamada pública para o “Camp Serrapilheira 2020: Podcast”.

O programa busca receber projetos de podcasts brasileiros que tenham entre seus objetivos principais contar boas histórias nas quais a ciência e o método científico estão presentes. Busca-se propostas de candidatos que desejem contribuir para a profissionalização da produção de podcasts no Brasil, bem como para o fortalecimento do papel da ciência na construção do debate público e da cultura brasileira.  

O que o Programa OFERECE?

O programa escolherá até 8 projetos de podcast, que receberão até 50 mil reais de financiamento e participarão de um programa de treinamento. 

O treinamento será conduzido pela PRX, uma empresa de mídia sem fins lucrativos, especializada em jornalismo narrativo feito em áudio, como programas de rádio e podcasts. Desde 2016, a PRX também realiza programas de treinamento ao redor do mundo para ajudar jornalistas e contadores de histórias a se adaptarem e conquistarem audiências no mercado de podcasts.

A PRX trabalha em parceria com centenas de estações de rádio públicas e milhares de produtores independentes nos Estados Unidos e tem, como parte de seu portfólio, programas premiados como:

  • The World;
  • This American Life;
  • 99% Invisible;

O programa terá como objetivo principal desenvolver os conceitos dos podcasts selecionados de acordo com seu público-alvo, além de fortalecer habilidades técnicas e editoriais dos produtores e refinar o planejamento dos projetos de acordo com sua viabilidade financeira e estratégias de marketing e distribuição.     

Assim, após o treinamento, os participantes terão construído as bases técnicas e conceituais para desenvolver seus projetos com clareza sobre seus objetivos e as estratégias necessárias para alcançá-los. Os projetos selecionados contarão, ainda, com 3 sessões de mentoria remota pela PRX. O treinamento e sessões de acompanhamento serão feitos parcialmente em inglês. No entanto, instrutores que falam português estarão presentes em todas as sessões.

Os selecionados receberão até 50 mil reais de financiamento do Serrapilheira para executarem seus projetos. O valor final do apoio dependerá da aprovação do orçamento proposto. 

Os contratos terão a duração de 12 meses a partir do começo do treinamento. 

Pré-requisitos para participar

Não procura-se somente “podcasts de ciência”, mas sim bons projetos de podcasts nos quais a ciência cumpra um papel importante. Procura-se projetos cuja missão preveja a inclusão da ciência em suas histórias, seja como tópico principal ou como um elemento importante e recorrente na estrutura do programa.

Procura-se candidatos que queiram fortalecer o conteúdo e planejamento de seus projetos e que demonstrem seriedade, comprometimento e afinidade com as áreas do conhecimento apoiadas e os valores do Serrapilheira.

Serão aceitas propostas dos mais diversos formatos, mas serão priorizados projetos que apresentem boas estruturas de roteiro. É desaconselhável propostas de conversas improvisadas ou gravação de eventos ao vivo.

Encoraja-se propostas de pessoas negras, independentemente do conteúdo do podcast abordar a questão racial. 

Inicialmente os critérios de seleção do Podcast que serão avaliados são: 

  1. Qual é a identidade do projeto?
  2. Quem é seu público-alvo?
  3. O que faz de seus produtores as pessoas certas para o realizarem? 

”Tais reflexões dos candidatos sobre essas perguntas serão essenciais para a seleção, bem como a apresentação de boas noções sobre como sustentar o projeto no curto, médio e longo prazos.”

A partir de tais reflexões dos candidatos serão avaliados os seguintes pontos:

  1. Qualidade geral da proposta (conceito e justificativa);
  2. Argumentação sobre o papel da ciência no podcast;
  3. Experiência prévia do proponente;
  4. Clareza sobre o objetivo do projeto e audiência desejada;
  5. Clareza e qualidade da amostra de áudio enviada;
  6. Seriedade da proposta e compromisso com o desenvolvimento do projeto no curto, médio e longo prazos;

A Edição Camp Serrapilheira:2020

Para se inscrever no Camp Serrapilheira: 2020, os interessados deverão acessar o site e se cadastrar. Uma vez dentro do sistema, selecione Camp Serrapilheira: Podcasts no menu à esquerda e leia as instruções de cada pergunta com atenção. Cadastre sua organização clicando em “Add New” e preencha o formulário com as informações solicitadas. 

Ao final, clique em “Salvar”. Em seguida”, clique em “Submit” no canto inferior direito. Você receberá um email avisando que sua proposta foi submetida com sucesso. Propostas que forem somente salvas, mas não submetidas, não serão consideradas. 

As inscrições irão até dia 10 de julho (até 23h59). Sendo o prazo final para envio de propostas até o dia 10 de julho (até 23h59). A publicação dos resultados ocorrerá dia 30 de  agosto. A elaboração dos contratos, alocação dos recursos e início do treinamento ocorrerá em setembro com datas a confirmar.

Oficialmente lançado em março de 2017, o Serrapilheira começou a ser gestado em 2014. Desde então, foi a primeira instituição privada, sem fins lucrativos, de fomento à ciência no Brasil, foi criado para valorizar o conhecimento científico e aumentar sua visibilidade. No intuito de fomentar uma cultura de ciência no país, atuamos em duas frentes: Ciência e Divulgação Científica. Desde sua criação, o Serrapilheira já apoiou 98 projetos de pesquisa e 34 projetos de divulgação científica.

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: